. .  

 

 


Manutenção em prédios e residências

Módulo I

1 - Trabalhos em madeira

Material complementar para a execução das atividades do curso.

 
Manuseio Ferramental

1 - Trabalhos em madeira

>>>    2 - Instalações Hidrossanitárias

 
1.01 - Manuseio de ferramental básico para trabalhos em madeira
a - Esquadro/meia-esquadria
b - Metro/trena
c - Riscador
d - Serrotes (traçar, ponta e costa)
e - Martelos/macete
f - Formão/goiva
g - Grosa/lima/lixa
h -
Furadeira elétrica
1.02 - Marcação da madeira - utilização de esquadro e meia esquadria
1.03 - Corte de madeira - manuseio do serrote
1.04 - Desbaste da madeira - manuseio da grosa, lima e lixas
1.05 - Colocação de quadros na parede
1.06 - Dobradiças - fixação e reparos
1.07 - Fixação de Prateleira
.
 1.01 - e - Martelos/macete

 

Martelo de Unha ou Martelo de orelhas, mais utilizado em obra, tem cabeça de aço e cabo de madeira. Tem uma extremidade fendida para arrancar pregos. É, junto com o serrote de traçar, a ferramenta mais utilizada pelo Carpinteiro.

Existem martelos com cabeças e cabos de aço. Estes têm, em geral, um revestimento de borracha, pelo menos na parte inferior, para que a mão não escorregue e para absorver grande parte do choque do impacto.

À parte a maneira como são feitos, os maneios existem em vários tipos com fins específicos.

  

Maçete de madeira - Cabeça e cabo de madeira resistente. Normalmente utilizado para golpear o Formão, bedame ou goiva. Maço ou macete de faces macias Geralmente, a cabeça tem um material diferente — como cobre, borracha ou nylon — em cada face. Um dos mais úteis é o que tem uma face de borracha mole e outra de borracha dura.

Este martelo usa-se para bater numa superfície que não se quer danificar.


Marreta, malho ou martelo de forja é um martelo composto de uma base de ferro, fundido com pesos variados e um cabo, geralmente de madeira, longo e com uma cabeça de metal uniforme.
     

Martelo de pedreiro, ou marreta e/ou picareta Tem uma cabeça de aço pesada. Utilize-o para bater um formão de aço ou um escopro de pedreiro ou um cinzel de furar Martelo de bola Tem a forma de bola na parte de trás da cabeça e usa-se para bater metal ou aplicar REBITES. Martelo de estofador É um martelo leve para pregar pregos finos, pinos ou tachas. A cabeça é achatada na parte de trás para apontar pregos pequenos.
 
Martelo com Borda - Martelo de bola, com cabo emborrachado Martelo de pena, utilizado pelo sapateiro para pregar cravos e rebatê-los no Pé-de-ferro.
     
Como reparar um martelo cabeça solta Nos martelos mais antigos, o cabo pode encolher e as cunhas de aço ou de madeira dura ficarem frouxas. Se as cunhas de madeira estiverem frouxas, retire-as, aplique cola para madeira à prova de água e coloque-as de novo. No caso de cunhas de aço, meta lascas de madeira dura nos espaços e volte a martelar as cunhas.

Cabo danificado Se o cabo estiver rachado ou muito danificado, prenda a cabeça do martelo num torno e abra furos no cabo para tornar mais fraco o aperto das cunhas. Se possível, sacuda a madeira que ficou. Se ela não sair, retire-a com um formão para madeira fina e uma marreta.

Leve a cabeça do martelo a uma loja de ferragens e compre um cabo novo de tamanho adequado. Pode ser preciso lixá-lo para ficar bem apertado. Se o cabo não tiver ranhuras para levar cunhas, prenda-o num torno e, com um serrote, faça cortes na extremidade superior. 

Programa do Curso

Precisa de orientação? Pergunte ao Prof. Emilson

Site do Prof.

.

Webmaster:  Prof. Emilson